Vale a pena investir em energia solar para residência?
- Fase Energia Renovável
- 10 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Essa é uma opção muito viável em função das diversas vantagens que oferece. Além da possibilidade de reduzir a conta de luz em até 95%, a energia solar residencial também contribui com a valorização do imóvel, e é uma excelente opção de energia limpa e renovável.

“Ao contrário do petróleo, por exemplo, que é um recurso que eventualmente irá se esgotar, a energia solar advém de uma fonte de energia constante e consistente, que é a luz do sol..”
É um recurso totalmente renovável, que não polui a natureza nem causa impactos ambientais. Vale se preocupar com esse aspecto, pois o dióxido de carbono (gás liberado durante a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo) é o principal responsável pelo aquecimento global.

As questões técnicas também acabam oferecendo vantagens. Os sistemas fotovoltaicos são fáceis de instalar, levando cerca de 1 ou 2 dias quando feito por uma equipe qualificada. Além disso, ocupam pouco espaço e demandam pouca manutenção.
Os painéis duram mais de 25 anos, e precisam apenas de limpezas anuais, que podem ser realizadas pelo próprio proprietário.
No entanto, é preciso considerar que a implementação de um sistema solar fotovoltaico exige um alto investimento, ainda que tenha um retorno após alguns anos de uso. A economia nas contas de luz acaba abatendo o valor do investimento, mas ainda é preciso considerar a disponibilidade do valor inicial. Os preços para instalação de um sistema fotovoltaico podem variar bastante, entre 15 mil até 50 mil reais.
Há alguns fatores que influenciam no custo, como: a qualidade do painel solar e do inversor (quanto melhor a qualidade, provavelmente maior será o custo de aquisição); a altura da propriedade, devido ao risco envolvido na instalação; e o tipo de telha e/ou cobertura, por conta da dificuldade da instalação e do tipo de estrutura de fixação que será necessária para prender as placas solares no telhado.
Levando em conta a vida útil de um sistema fotovoltaico, o seu custo acaba valendo a pena. Não é à toa que essa é uma das alternativas energéticas que mais cresce no Brasil e no mundo.
Considerando todo o investimento de compra, instalação e a manutenção simples que demanda, a energia solar acaba saindo, a longo prazo, ainda mais barata do que a energia comprada da distribuidora de energia elétrica.
Já se decidiu sobre o assunto de energia solar residencial? Tem algumas dúvidas que gostaria de resolver? Entre em contato com a Seg Energy Vinhedo e vamos bater um papo para esclarecer suas dúvidas.
コメント